- Victor Hugo Pereira Netto
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/08/2018
A Educação Profissional e Tecnológica
Seg Nov 12, 2018 9:04 pm
Conceituação
. Princípios
. Objetivos
. Características
Conceituação
A educação profissional tecnológica,
integrada às diferentes formas de
educação, ao trabalho, a ciência e à
tecnologia, objetiva garantir aos cidadãos o
direito à aquisição de competências
profissionais que os tornem aptos para a
inserção em setores profissionais nos
quais haja utilização de tecnologias.
Princípios
A organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá
contemplar o desenvolvimento de competências profissionais e será
formulada em consonância com o perfil profissional de conclusão do curso, o
qual define a identidade do mesmo e caracteriza o compromisso ético da
instituição com os seus alunos e a sociedade.
A organização curricular compreenderá as competências profissionais
tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e
humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em
tecnologia.
Quando o perfil profissional de conclusão e a organização curricular
incluírem competências profissionais de distintas áreas, o curso deverá
classificado na área profissional predominante.
Entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar,
articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas
pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.
Objetivos
Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da
compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
Incentivar a produção a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas
aplicações no mundo do trabalho;
Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas,
para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e
ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas
tecnologias;
Promover a capacidade de continuar ap
Características
Natureza: certas áreas são, por natureza, essencialmente científicas e outras
essencialmente tecnológicas e vinculadas ao mundo do trabalho.
Densidade: a formação do tecnólogo, é obviamente mais densa em tecnologia.
Não significa que não deva ter conhecimento científico. O seu foco deve ser o da
tecnologia, diretamente ligada à produção e gestão de bens e serviços.
Demanda: é fundamental que tanto a oferta de formação do tecnólogo como do
bacharel correspondam às reais necessidades do mercado e da sociedade. É
necessária clareza na definição de perfis profissionais distintos e úteis.
Tempo de formação: é muito difícil precisar a duração de um curso de formação
de tecnólogo, objetivando fixar limites mínimos e máximos. De qualquer forma,
há um relativo consenso de que o tecnólogo corresponde a uma demanda mais
imediata a ser atendida, de forma ágil e constantemente atualizada.
Perfil: o perfil profissional demandado e devidamente identificado constitui a
matéria primordial do projeto pedagógico de um curso, indispensável para a
caracterização do itinerário de profissionalização e das cargas horárias
necessárias para a sua formação.
Constante atualização de perfis profissionais e de currículos: se já é
fundamental no caso do ensino a ser oferecido ao trabalhador especializado, ela
se torna ainda mais premente no caso da formação do tecnólogo.
Critérios para o planejamento e a
oferta da Educação Tecnológica
O atendimento às demandas dos cidadãos, do
mercado de trabalho e da sociedade;
A conciliação das demandas identificadas com a
vocação da instituição de ensino e as suas reais
condições de viabilização;
A identificação de perfis profissionais próprios de
cada curso, em função das demandas e em sintonia
com as políticas de promoção do desenvolvimento
sustentável do País.
Passos para a organização
curricular
1º passo: concepção e elaboração do projeto pedagógico da escola, nos
termos dos Artigos 12 e 13 da LDB;
2º passo: definição do perfil profissional do curso, a partir da caracterização
dos itinerários de profissionalização nas respectivas áreas profissionais;
3º passo: clara definição das competências profissionais a serem
desenvolvidas, á vista do perfil profissional de conclusão proposto,
considerando, nos casos das profissões legalmente regulamentadas, as
atribuições funcionais definidas em lei;
4º passo: identificação dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a
serem trabalhados pelas escolas para o desenvolvimento das requeridas
competências profissionais;
5º passo: organização curricular, incluindo, quando requeridos, o estágio
profissional supervisionado e eventual trabalho de conclusão de curso;
6º passo: definição dos critérios e procedimentos de avaliação de
competências e de avaliação de aprendizagem;
7º passo: elaboração dos planos de curso e dos projetos pedagógicos de
cursos a serem submetidos à apreciação dos órgãos superiores
competentes.
Saberes fundamentais para a
autonomia
Saber identificar, avaliar e valorizar suas possibilidades, direitos, limites e
necessidades
Saber formular e conduzir projetos e desenvolver estratégias,
individualmente ou em grupo
Saber analisar situações, relações e campos de força sistêmica.
Saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e
partilhar liderança.
Saber construir e estimular organizações e sistemas de ação coletiva do
tipo democrático.
Saber gerenciar e superar conflitos.
Saber conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las
Saber construir normas negociadas de convivência que superem as
diferenças culturais.
“O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer novas
coisas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – homens
criativos, inventivos e descobridores.
O segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser críticas,
possam verificar e não aceitar o que lhes é oferecido. O maior perigo, hoje, é
o dos slogans, opiniões coletivas, tendências de pensamento ready made.
Temos que estar aptos a resistir individualmente, a criticar, a distinguir entre
o que está provado e o que não está.
Portanto, precisamos de discípulos ativos, que aprendam cedo a encontrar
as coisas por si mesmos, em parte por sua atividade espontânea e, em parte,
pelo material que preparamos para eles; que aprendam cedo a dizer o que é
verificável e o que é simplesmente a primeira idéia que lhes veio.”
. Princípios
. Objetivos
. Características
Conceituação
A educação profissional tecnológica,
integrada às diferentes formas de
educação, ao trabalho, a ciência e à
tecnologia, objetiva garantir aos cidadãos o
direito à aquisição de competências
profissionais que os tornem aptos para a
inserção em setores profissionais nos
quais haja utilização de tecnologias.
Princípios
A organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá
contemplar o desenvolvimento de competências profissionais e será
formulada em consonância com o perfil profissional de conclusão do curso, o
qual define a identidade do mesmo e caracteriza o compromisso ético da
instituição com os seus alunos e a sociedade.
A organização curricular compreenderá as competências profissionais
tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e
humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em
tecnologia.
Quando o perfil profissional de conclusão e a organização curricular
incluírem competências profissionais de distintas áreas, o curso deverá
classificado na área profissional predominante.
Entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar,
articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores
necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas
pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.
Objetivos
Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da
compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
Incentivar a produção a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas
aplicações no mundo do trabalho;
Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas,
para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e
ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas
tecnologias;
Promover a capacidade de continuar ap
Características
Natureza: certas áreas são, por natureza, essencialmente científicas e outras
essencialmente tecnológicas e vinculadas ao mundo do trabalho.
Densidade: a formação do tecnólogo, é obviamente mais densa em tecnologia.
Não significa que não deva ter conhecimento científico. O seu foco deve ser o da
tecnologia, diretamente ligada à produção e gestão de bens e serviços.
Demanda: é fundamental que tanto a oferta de formação do tecnólogo como do
bacharel correspondam às reais necessidades do mercado e da sociedade. É
necessária clareza na definição de perfis profissionais distintos e úteis.
Tempo de formação: é muito difícil precisar a duração de um curso de formação
de tecnólogo, objetivando fixar limites mínimos e máximos. De qualquer forma,
há um relativo consenso de que o tecnólogo corresponde a uma demanda mais
imediata a ser atendida, de forma ágil e constantemente atualizada.
Perfil: o perfil profissional demandado e devidamente identificado constitui a
matéria primordial do projeto pedagógico de um curso, indispensável para a
caracterização do itinerário de profissionalização e das cargas horárias
necessárias para a sua formação.
Constante atualização de perfis profissionais e de currículos: se já é
fundamental no caso do ensino a ser oferecido ao trabalhador especializado, ela
se torna ainda mais premente no caso da formação do tecnólogo.
Critérios para o planejamento e a
oferta da Educação Tecnológica
O atendimento às demandas dos cidadãos, do
mercado de trabalho e da sociedade;
A conciliação das demandas identificadas com a
vocação da instituição de ensino e as suas reais
condições de viabilização;
A identificação de perfis profissionais próprios de
cada curso, em função das demandas e em sintonia
com as políticas de promoção do desenvolvimento
sustentável do País.
Passos para a organização
curricular
1º passo: concepção e elaboração do projeto pedagógico da escola, nos
termos dos Artigos 12 e 13 da LDB;
2º passo: definição do perfil profissional do curso, a partir da caracterização
dos itinerários de profissionalização nas respectivas áreas profissionais;
3º passo: clara definição das competências profissionais a serem
desenvolvidas, á vista do perfil profissional de conclusão proposto,
considerando, nos casos das profissões legalmente regulamentadas, as
atribuições funcionais definidas em lei;
4º passo: identificação dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a
serem trabalhados pelas escolas para o desenvolvimento das requeridas
competências profissionais;
5º passo: organização curricular, incluindo, quando requeridos, o estágio
profissional supervisionado e eventual trabalho de conclusão de curso;
6º passo: definição dos critérios e procedimentos de avaliação de
competências e de avaliação de aprendizagem;
7º passo: elaboração dos planos de curso e dos projetos pedagógicos de
cursos a serem submetidos à apreciação dos órgãos superiores
competentes.
Saberes fundamentais para a
autonomia
Saber identificar, avaliar e valorizar suas possibilidades, direitos, limites e
necessidades
Saber formular e conduzir projetos e desenvolver estratégias,
individualmente ou em grupo
Saber analisar situações, relações e campos de força sistêmica.
Saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e
partilhar liderança.
Saber construir e estimular organizações e sistemas de ação coletiva do
tipo democrático.
Saber gerenciar e superar conflitos.
Saber conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las
Saber construir normas negociadas de convivência que superem as
diferenças culturais.
“O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer novas
coisas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – homens
criativos, inventivos e descobridores.
O segundo objetivo da educação é formar mentes que possam ser críticas,
possam verificar e não aceitar o que lhes é oferecido. O maior perigo, hoje, é
o dos slogans, opiniões coletivas, tendências de pensamento ready made.
Temos que estar aptos a resistir individualmente, a criticar, a distinguir entre
o que está provado e o que não está.
Portanto, precisamos de discípulos ativos, que aprendam cedo a encontrar
as coisas por si mesmos, em parte por sua atividade espontânea e, em parte,
pelo material que preparamos para eles; que aprendam cedo a dizer o que é
verificável e o que é simplesmente a primeira idéia que lhes veio.”
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/tema1.pdf
- KayoAdmin
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/08/2018
Problematização
Seg Nov 12, 2018 9:10 pm
Essa abrangência desses objetivos nobres não criaria uma educação voltada a mercado de trabalho e alienada?
esse artigo vai falar a respeito poderíamos tentar criar cenários dentro disso?
https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/viewFile/9277/6154
esse artigo vai falar a respeito poderíamos tentar criar cenários dentro disso?
https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/viewFile/9277/6154
- JhonathanAlvesAdmin
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/08/2018
Re: A Educação Profissional e Tecnológica
Seg Nov 12, 2018 9:13 pm
O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer novas coisas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – homens criativos, inventivos e descobridores. Assim diz o artigo, desta forma o objetivo e de criar um ser pensante não alieante disposto a mudar o meio e a sociedade em que vive.
- KayoAdmin
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/08/2018
Re: A Educação Profissional e Tecnológica
Seg Nov 12, 2018 9:18 pm
Mas estamos falando de educação profissional, voltada ao trabalho o que gera acomodação e alienação? não? ou estaríamos caminhando a uma era de erudição?
- Victor Hugo Pereira Netto
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/08/2018
Re: A Educação Profissional e Tecnológica
Seg Nov 12, 2018 9:26 pm
Acredito que a educação profissionalizante tecnológica tem pontos positivos como melhora de vida do individuo com sua inserção no mercado de trabalho e pontos negativos como citados por vocês a alienação caso mau aplicada ao individuo.
- KayoAdmin
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/08/2018
Re: A Educação Profissional e Tecnológica
Seg Nov 12, 2018 9:28 pm
De fato então como poderíamos balancear para que não houvesse alienação e que de fato o objetivo da educação fosse a erudição e crescimento da sociedade??
- Fellipe Augusto
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/11/2018
Re: A Educação Profissional e Tecnológica
Qui Nov 29, 2018 7:46 pm
Boas indagações.
- Educação Profissional e Tecnológica é tema do Educação no AR
- Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
- DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOVAS FACES DOS MESMOS PROBLEMAS
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA (EPT) NO BRASIL E SEUS DOCENTES: TRAJETOS E DESAFIOS
- POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM METEOROLOGIA DO CEFET/RJ (2000-2009)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos