Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Kayo
Admin
Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/08/2018

Analise governo dilma Empty Analise governo dilma

Seg Dez 10, 2018 9:50 pm
O governo Dilma é criticado, por dar pouca importância ao ensino básico e por não enfrentar o corporativismo e o sindicalismo que, segundo os críticos, tomaram conta do Ministério da Educação (MEC) e especialmente das universidades federais. "A presidente Dilma Rousseff não tem a educação básica como eixo de sua gestão. Fala muito de profissionalizante e de creche, um tema de sua campanha", diz Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento "Todos Pela Educação", iniciativa da sociedade civil financiada exclusivamente pelo setor privado.
Dilma enfrentatou dificuldades na própria base de apoio. Não conseguiu, por exemplo, aprovar, em 2011, o Plano Nacional de Educação (PNE), criado pela Lei 10.172 em 2001. O PNE estabelece um programa decenal para a educação no país, com a fixação de diretrizes e metas, além de estratégias para concretizá-las. Durante a tramitação na Câmara dos Deputados, o governo entrou em choque com as bases sindicais do PT, que exigiram a elevação dos gastos com educação de 7% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
Isso mostra como estava desestabilizado o rumo que o governo tomaria, a partir dai as coisas não melhoraram muito. Por causa das restrições fiscais, o Palácio do Planalto não aceitou o aumento da despesa. "Terminamos o ano sem a aprovação do PNE, que era prioridade do programa de governo da presidente Dilma. O principal problema foi reduzir o plano ao debate em torno do percentual do PIB, em detrimento do aprofundamento de questões igualmente importantes e sérias para a educação brasileira", critica Maria Helena Castro Guimarães, ex-secretária-executiva do MEC na gestão Paulo Renato Souza (1995-2002).
Mesmo ligada a governos do PSDB - ela foi também secretária de Educação do Estado de São Paulo na gestão Geraldo Alckmin -, Maria Helena reconhece os méritos do Pronatec. Segundo ela, o programa tem a vantagem de articular diferentes iniciativas já existentes para aumentar a oferta de educação profissional em todos os níveis - qualificação profissional, técnico de nível médio e tecnólogo. Financia o estudante, apoia as redes estaduais, expande a rede federal e aceita as três formas de ensino técnico (integrada ao ensino médio regular, concomitante ou subsequente).

Porem entramos em um ponto difícil logo em seguida a votação do Plano Nacional da Educação e implantação do piso dos professores é a agenda inacabada, o que gera um impacto diretamente em nos futuros licenciandos. Impactos talvez da divida educacional deixada por seu antecessor o governo lula, e méritos a pagar no congresso que não possibilitaram tal apoio.
avatar
FERNANDO GUIMARÃES SILVA
Admin
Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/08/2018
https://poli-edu.forumeiros.com

Analise governo dilma Empty Re: Analise governo dilma

Seg Dez 10, 2018 10:03 pm
O Pronatec foi bom, para a pessoa se qualificar, e ser inserida no mercado de trabalho.
o pronatec fez uma parceria com sisu.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos