- MarcoBessa
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Data de inscrição : 13/08/2018
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM METEOROLOGIA DO CEFET/RJ (2000-2009)
Seg Nov 12, 2018 9:05 pm
A educação profissional tem um papel fundamental no
desenvolvimento de qualquer nação. Ao longo das
últimas décadas, a Educação Profissional e Tecnológica
(EPT) tem contribuído para o desenvolvimento
econômico do Brasil, sendo responsável pelo
aprimoramento ou formação de muitos trabalhadores.
Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar o
papel das políticas públicas em educação, como forma de
incentivar a formação profissional técnica de nível médio
no Brasil, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e
Bases (LDB/96) e normatizações subsequentes, com foco
para a formação técnica em Meteorologia, em especial a
realizada pelo Curso Técnico de Meteorologia do Centro
Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da
Fonseca (CEFET/RJ). A metodologia aplicada envolveu
uma pesquisa documental e, posteriormente, um
levantamento quantitativo dos alunos que ingressaram
no curso a partir do ano 2000 e, que se formaram
técnicos em Meteorologia, no período de 2000 a 2009. A
pesquisa concluiu que em média, no período 2005 a
2008, houve um aumento de aproximadamente 200% na
quantidade de formados, quando comparado ao teto
mínimo do período 2000-2009.
desenvolvimento de qualquer nação. Ao longo das
últimas décadas, a Educação Profissional e Tecnológica
(EPT) tem contribuído para o desenvolvimento
econômico do Brasil, sendo responsável pelo
aprimoramento ou formação de muitos trabalhadores.
Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar o
papel das políticas públicas em educação, como forma de
incentivar a formação profissional técnica de nível médio
no Brasil, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e
Bases (LDB/96) e normatizações subsequentes, com foco
para a formação técnica em Meteorologia, em especial a
realizada pelo Curso Técnico de Meteorologia do Centro
Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da
Fonseca (CEFET/RJ). A metodologia aplicada envolveu
uma pesquisa documental e, posteriormente, um
levantamento quantitativo dos alunos que ingressaram
no curso a partir do ano 2000 e, que se formaram
técnicos em Meteorologia, no período de 2000 a 2009. A
pesquisa concluiu que em média, no período 2005 a
2008, houve um aumento de aproximadamente 200% na
quantidade de formados, quando comparado ao teto
mínimo do período 2000-2009.
- JhonathanAlvesAdmin
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/08/2018
Re: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM METEOROLOGIA DO CEFET/RJ (2000-2009)
Seg Nov 12, 2018 9:07 pm
O que este tópico traz de novo em nossas discussões em sala de aula? Como pode contribuir?
Re: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM METEOROLOGIA DO CEFET/RJ (2000-2009)
Seg Nov 12, 2018 9:15 pm
tem uma boa metodologia, nesta formação !!
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